Se você prefere ter o maior controle possível sobre o seu corpo, participar ativamente no nascimento do bebê e ter o mínimo possível de intervenções durante o parto, como o uso de monitoramento eletrônico constante, o parto natural é para você.
O parto natural pode ser realizado no hospital, numa casa de parto ou em casa, desde que você encontre um médico que aceite acompanhar você.
Quando você opta por um parto deste tipo, você está aceitando a possibilidade de sentir dor e desconforto como parte do processo de dar à luz. No entanto, com a preparação e o apoio adequados, as mulheres que escolhem ter um parto natural costumam ter, no final, uma sensação de satisfação e superação profundas.
Aqui estão algumas das vantagens do parto natural:
- A maioria das técnicas de parto natural não é invasiva, portanto a possibilidade de efeitos colaterais nocivos para você ou seu bebê é mínima.
- Muitas mulheres sentem uma profunda sensação de força durante o parto, e de realização depois. Apesar da dor, muitas garantem que optariam de novo por ter um parto sem medicação. Para muitas mulheres, a sensação de ter controle sobre o parto e de saber o que esperar diminui a percepção da dor.
- Durante o parto natural, não há perda de sensação, autonomia ou lucidez. Você tem mais liberdade de se movimentar e achar posições que lhe ajudem a ficar mais confortável durante o parto. Você também poderá participar ativamente quando chegar a hora de fazer força para o bebê nascer.
- Comparando-se com as mulheres que tomam anestesia peridural, você terá menos probabilidade de precisar de outras intervenções médicas, como o uso do hormônio ocitocina para intensificar as contrações, a colocação de uma sonda urinária, ou o uso de fórceps ou extração à vácuo.
- Seu parceiro pode participar com você no processo do controle da dor.
- Você pode usar os exercícios de respiração, visualização e auto-hipnose tanto durante o parto como depois dele. Muitas mães aproveitam as mesmas técnicas de relaxamento aprendidas em preparação para o parto nos primeiros dias de amamentação, no período pós-parto e até nos momentos em que cuidar de um recém-nascido se torna estressante.
Fonte: brasil.babycenter.com/a25008167/parto-natural#ixzz3I7Q5y4xU